Este é o blog do curso Práticas mídia-educativas com projetos 2012 organizado pelo Núcleo de Tecnologia Municipal – NTM de Florianópolis em consonância com as políticas do Ministério da Educação de inovação tecnológica do programa de formação ProInfo Integrado. O curso tem como objetivo o desenvolvimento de projetos que integrem as mídias na realidade profissional dos participantes (professores, especialistas e auxiliares da educação infantil e ensino fundamental)

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

PAI - ORELHINHA DE LIMÃO



Projeto Educativo proposto ao Grupo de trabalho V/VI da Creche Continente. Elaborado pelas professoras: Cíntia Mara Conte e Luciana A. R. do Prado como atividade avaliativa do Curso Práticas mídia-educativas com projetos.





ORELHINHA DE LIMÃO


1. INTRODUÇÃO

Para Vygotsky a historia da língua escrita começa muito cedo na vida das crianças. Começa nos gestos dos bebês, vontade que têm de comunicarem-se, no choro... ou seja a intenção de manifestar suas ideias e sentimentos os impulsiona na elaboração de várias linguagens, inclusive a linguagem escrita, linguagem corporal, linguagens musicais, linguagens midiáticas...
Nesse sentido é tarefa importante dos professores e professoras da Educação Infantil proporcionar momentos e experiências que deixem as crianças maravilhadas e entusiasmadas a descobrir essas várias linguagens.
O projeto, que será desenvolvido na Creche Ilha Continente, situada no bairro de Capoieras, Florianópolis, baseia-se na obra “Orelha de Limão” de Katja Reider e Anjela von Roehl, que conta a história de uma ovelha que é diferente das demais do seu rebanho, o animal possui uma orelha na cor de limão e sente-se constrangida com esta característica que a diferencia das demais.  Em certo momento a ovelha encontra a ajuda do velho carneiro que, de forma divertida, faz ovelha aceitar esta “diferença”, aumentando sua auto estima e, dessa forma, superar seu complexo em relação à sua orelha cor de limão. 
            Esta história infantil, faz que possamos refletir em relação à diversidade, quanto à inclusão e a exclusão, que existe em nossa sociedade.  Conforme as “Diretrizes da Educação Infantil Nacional” que faz propõe como proposta pedagógica: princípios éticos da Autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum.  O respeito à Diversidade é um tema que merece ser abordado na educação infantil para motivar a reflexão e discussão, por parte de todos os envolvidos neste contexto. 
Porém, devemos lembrar que em relação às crianças das creches, este tema deve ser abordado de forma lúdica, conforme podemos ver no texto de Márcio Ferrari, que escreve sobre, o criador dos jardins-de-infância, Friedric Froebel (1782-1852):



“As técnicas utilizadas até hoje em Educação Infantil devem muito a Froebel.  Para ele, as brincadeiras são o primeiro recurso no caminho da aprendizage.  Não são apenas diversão, mas um modo de criar representações do mundo concreto com finalidade de entende-lo.”
(Brito e Almeida, 2009)

A metodologia do projeto parte da história “Orelha de Limão” contada para as crianças pelas professoras. Em seguida, elas apresentarão uma peça de teatro baseada na mesma obra de Reider e Roehl.  No dia da apresentação às crianças serão filmadas e fotografadas pelas professoras, posteriormente o vídeo e as fotos serão apresentados para as crianças da creche.
Utilizar o vídeo como um recurso para apresentar às crianças o resultado do trabalho delas, é uma etapa importante do projeto, pois, neste momento da infância, ver a sua própria imagem favorece o despertar da consciência dela mesma, inclusive, em relação às demais crianças.  
Estas etapas do projeto, leitura da história, apresentação do teatro como jogos de reconstituição, filmagem da peça, fotografia das crianças, compõem uma trajetória importante que complementa a proposta da obra que propõe a brincadeira com os fatos e com a imaginação das crianças possibilitando a vivência com momentos lúdicos e prazerosos, desenvolvendo a criatividade, a capacidade de expressão, e conhecimento de valores como solidariedade e respeito.

2. JUSTIFICATIVA

A criação de uma situação imaginária constitui, assim, a primeira manifestação da criança em relação às suas vivências. Ela possibilita que a criança opere com um significado alienado numa situação real e que renuncie aos seus impulsos imediatos, subordinando-se a determinados valores. O atributo essencial na brincadeira é que uma regra torna-se um desejo, ou seja, satisfazer as regras torna-se uma fonte de prazer, o que, no futuro, constituirá o nível básico de ação real e moralidade do indivíduo (Vygotsky, 1984, pp. 113 e 114).
A medida que as brincadeiras vão acontecendo percebemos que as crianças elaboram conceitos e regras, manifestando novos significados as suas ações. Buscando diversificar essas situações de jogos de reconstituição de com as crianças constroem seus valores optamos por explorar a obra de Katja Reider e Angela von Roehl: “Orelha de Limão”.
A partir daí, identificamos a importância dessa atividade para o desenvolvimento global delas. Elaboramos então, baseadas na obra já citada, momentos de ação pedagógica, como forma de direcionar a prática docente, com o propósito de apresentar de forma dinâmica a temática da Diversidade, porque as crianças estão no momento de conscientização com a sua identidade, e em relação ao convívio às demais crianças.  Podemos ver orientações no que se refere à primeira etapa da educação básica, conforme as “Diretrizes para a Educação Infantil Nacional” que possui núcleos de ação pedagógica:
“Seu objetivo se pauta na identidade pessoal-cultural, no  reconhecimento das diferentes formas de organização social, no respeito à diversidade, nas manifestações culturais e normas de funcionamento grupal e social, na ética da solidariedade e tolerância através de experiências de partilha em espaços de vida social, relacionando as formas conhecidas com as diferentes das suas, as do presente com as do passado, as próximas com as distantes, etc.” (PMF/SME, 2010, p. 14)

Além disso, este projeto tem o propósito de desenvolver nas crianças a linguagem gestual, oral, plástica e escrita.  Ao aplicar a metodologia da leitura do livro, e posteriormente, oferecer  a oportunidade de representação da obra citada, por meio de brincadeiras, oportuniza à criança estabelecimento de relações culturais e sociais para a compreensão do mundo e a possibilidade de expressão artística, por meio de recursos plásticos, visuais e midiáticos (desenho, fotografia e vídeo).

3. SITUAÇÃO-PROBLEMA

·         Trabalhar o tema Diversidade com crianças de 4 a 6 anos?
·         Aplicar uma metodologia para desenvolver a identidade da criança, de forma a promover a aceitação da sua imagem por meio de recursos midiáticos;


4. OBJETIVOS

4. 1 OBJETIVO GERAL

·         Garantir o desenvolvimento integral das crianças.
·         Oportunizar contato com a expressão literária;
·         Desenvolver a expressão cultural infantil;
·         Contato com conceitos relacionados com a diversidade e inclusão/exclusão.

4. 2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Explorar a obra de Katja Reider e Angela von Roehl: “Orelha de Limão”.
·         Promover situações que protagonizem os jogos de reconstituição de papeis;
·         Estabelecer situações de troca cultural;
·         Incentivar as discussões a respeito dos valores de solidariedade e respeito a Diversidade.
·         Estabelecer situações que possibilite as crianças fazer uma releitura da obra.
·         Promover e diversificar atividades de expressão;
·         Utilizar recursos midiáticos para registro, avaliação e socialização das propostas.

5. AÇÕES PEDAGÓGICAS PROGRAMADAS

5. 1 METODOLOGIA

·         O projeto será desenvolvido na Creche Continente;
·         A idade das crianças é de 4 a 6 anos;
·         Apresentar a obra às crianças;
·         Conversar com as crianças sobre as ações expostas pela obra;
·         Propor às crianças desenhar a histórica contada.
·         Dramatiza-la;
·         Utilizar recursos midiáticos (desenhos, vídeos e fotos) para registrar as apresentações;
·         Socializar estes registros com as crianças, verificar suas reações.
·         Registrar, analisar as informações para avaliar o projeto.


5.1 RECURSOS NECESSÁRIOS

·        Livro “Orelha de Limão”;
·        Papel sulfite (para as crianças desenharem);
·        Meia (elaborar os personagens para o teatro);
·        Algodão;
·        Cartolina, ou EVA (Cenário);
·        Câmera fotográfica (filmagem e fotografias);
·        Computador (para edição das imagens e vídeos).


6. CRONOGRAMA

1ª Semana
- contar a história do livro “Orelha de Limão”;
- desenhar os personagens da história;
2ª Semana
- Elaborar os personagens para a peça de teatro;
- Fazer o cenário (As professoras providenciarão o cenário);
(As crianças poderão fazer elementos do cenário, sol, o capim, etc.);
3ª Semana
- Apresentação da peça (Com o registro em vídeo e fotografia);
– Edição de vídeo e das fotos;
4ª Semana
- Apresentação do vídeo para as crianças;
- Avaliação do projeto (Professoras).


7. REFERÊNCIAS

FLORIANÓPOLIS, Prefeitura Municipal de; Secretaria Municipal de Educação. Diretrizes educacionais pedagógicas para educação infantil. Florianópolis: Prelo Gráfca & Editora Ltda, 2010.
PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito e ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida (org.). Elaboração de projetos : guia do cursista  – 1. ed. – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação à Distância, 2009.
REIDER, Katja. Orelha de Limão. São Paulo: Brinque Book, 1999.


Um comentário: